UVB-76 – A misteriosa rádio russa que só transmite números: Parte 1

Caso você nunca tenha ouvido falar dessa tal rádio de ondas curtas, se prepare: ela é um dos maiores mistérios já conhecidos.

uvb763

A estação foi ‘encontrada’ em 1982, e desde então tem sido monitorada por pessoas no mundo todo. Fazendo uma busca rápida na internet descobrimos que a rádio transmite na frequência de 4.625 kHz. Ela é conhecida pelos ouvintes como The Buzzer, porque repete seu monótono sinal a uma taxa aproximada de 25 tons por minuto, durante todas as horas do dia. Em raras ocasiões o sinal é interrompido e substituído por uma voz em russo.

Ninguém sabe o que tudo isso quer dizer, nem porque emite esses ruídos, nem o porque da voz.

A estação transmite um som, que dura 0,8 segundos, pausando por 1-1,3 segundos, e repete-se 21-34 vezes por minuto. Após uma hora, durante 1 minuto o tom de repetição muda para um tom contínuo até voltar ao padrão.

Escute abaixo o sinal da rádio.

Foi assim até o dia  5 de junho de 2010 quando o zumbido cessou.

No dia seguinte, a transmissão voltou. Ao longo dos meses de junho e julho, a  rádio UVB-76 se comportou mais ou menos como sempre. Houve algumas perturbações, incluindo breves fragmentos de que soavam como código Morse. Em meados de agosto, o zumbido parou novamente, voltando logo depois.

Em seguida, no dia 25 de agosto, às 10:13, a UVB-76 parecia com problemas. Primeiro houve silêncio, depois de uma série de golpes e ruídos estranhos, que espantou os ouvintes, pois o som vinha de uma sala. Só então eles perceberam que a campainha não era um som automático transmitido, mas um dispositivo que gerava o ruído “ao vivo” numa sala de transmissão. E nesse dia era como se alguém estivesse naquela sala.

Muitos acharam que o mistério estava prestes a se revelar.

Mas não foi o que aconteceu. Na primeira semana de setembro, a transmissão foi interrompida com freqüência, geralmente com o que parecia ser trechos gravados da “Dança dos Pequenos Cisnes” da peça musical de  Tchaikovsky “O lago dos cisnes”.

Na noite de 7 de setembro, algo mais dramático:  Às 08:48, horário de Moscou, uma voz masculina emitido um novo sinal disse:

-“Mikhail Dmitri Zhenya Boris”

– “04 DRENDOUT 979″-  seguido por um período de  séries de números, e então – “TRENERSKIY” e ainda mais números.

Escute esse trecho abaixo:

Mas da onde o sinal estaria vindo? Como seria possível a rádio estar ativa por tantos anos? O que siginificam essas mensagens?

Aguarde a parte 2 desse mistério em breve aqui na hypebox!