Milão, uma bela cidade com arquitetura antiga e tons de terra acinzentado, recebe uma vida e uma alegria, maior que a de costume, durante a semana dos dias 9 a 14 de abril, quando aconteceu um dos principais eventos de design do mundo, o Salone del Mobile. Pode-se conhecer mais no site – http://www.cosmit.it/it/ .

 

Normalmente o evento acontece na segunda ou terceira semana de abril, todos os anos, e recebe designers de todos os lugares do globo. Os stands comerciais ficam do lado da estação de metrô Rhofiera e é impossível ver todos em um ou dois dias, por isso, a Hype vai dar um gostinho do que foi visto por lá. Nesta primeira parte, serão apresentados alguns dos designs vistos nos pavilhões de Design, Euroluce e Salone Satellite.

 

No pavilhão do Salone Satellite, encontram-se os designers com menos de 35 anos e escolas e universidades convidados pelo evento. Muitas ideias diferentes, e diria, “simples” foram apresentadas, mas como muitos dizem”as soluções mais simples são as mais difíceis de se chegar”.

STANDS_HYPEBOX-01

Algo bastante observado foram formatos geométricos, módulos  e adaptações de peças conhecidas, ou com um quê de “já vi algo assim”, manipulado com materiais diferentes, algumas vezes reciclados, possibilitando uma interação diferente com o ambiente e o usuário. E isso não apenas no Sattelite, mas essa reutilização de uma forma com outros materiais se repetiu em outros tantos stands.

 

Nos pavilhões 8 e 12, voltados para objetos de Design, foi visto diversos tipos de móveis com diferentes recortes e modo de manipulá-los idem, muitos módulos, também, transformando algumas peças em móveis maiores e visualmente mais interessantes e complexos.

 

Muita coisa conceitual também aparece nessa feira, muitas cores predominam e fazem parte da intervenção com o ambiente onde a relação com diversos objetos rotineiros ganham novos manuseios. Muitos materiais foram explorados para se conseguir o conforto àquele que senta e, em outros casos, para mexer com as emoções e sentidos das pessoas – principalmente o visual e o tato.

STANDS_HYPEBOX-03

STANDS_HYPEBOX-05

Nos pavilhões 9 e 11, da Euroluce, luminárias muito elegantes foram vistas, mas ficam aqui imagens das mais diferentes, pois o que já se viu, já foi visto, certo?! rsrs E as novidades é que são mais interessantes, para educação do nosso repertório imagético.

STANDS_HYPEBOX-02
STANDS_HYPEBOX-04

Na próxima postagem será falado sobre o design encontrado nas ruas e museus de Milão. E o Brasil marcou com presença forte. Aguardem!

 

* fotografias por Natacha Leonelo