Escrito por Neil Gaiman (mesmo escritor de Stardust, Sandman, Coisas Frágeis, A Orquídea Negra, Coraline entre outros), Lugar Nenhum (Neverwhere), primeiro romance do autor, é uma história cheia de magia, suspense e seres fantásticos. Ela se passa em Londres. Mas não uma Londres qualquer, a Londres de baixo, um lugar onde nenhum humano da Londres de cima conhece, e os que conheceram não voltaram, ou viveram entre esses dois mundos.

gaiman_neil_2007     cf43aa7cbc6f912c234bb853a9aa0284_jpg_290x478_upscale_q90

Conhecemos Richard, nosso “herói”. Ele vivia na Escócia mas mudou-se para Londres por conta de estudos e emprego. Antes de partir, conhece uma senhora que o avisa “Cuidado com as ‘portas’”.  Não é sobre qualquer porta que a senhora o alertara. Não. Eram portas muito mais complexas. Porém, como todo bom aviso, só nos tocamos do que foi dito quando já estamos dentro do “problema”.

Passaram-se poucos anos, Richard noivou, e paralelamente conhecemos nossa outra heroína, Door. Os dois se conhecem em um momento delicado para Door, que está ferida. Jessica, noiva de Richard, tem outras coisas na cabeça, mas ele decide ajudar. Esta foi a porta aberta que mudaria seu destino, e mal sabia ele o quanto. O noivado foi desfeito, e em dois dias, ele já não existia mais na Londres de cima. Ou era como se nunca tivesse existido.

A única coisa que lhe restou fazer foi ir atrás de Door para ajudá-lo a recuperar sua existência, seu trabalho e sua casa. Perseguidos por Croup e Vandemar – os vilões mais cruéis de diversos séculos -, essa aventura tem muito sangue, romance, desafios e novas amizades. Conhecemos o marquês De Carabas, um salafrário que não se sabe ao certo podermos confiar; Hunter, a melhor caçadora da Londres de baixo; o anjo Islington, vários Falantes de Ratês e muitos outros personagens cativantes e enigmáticos.

neverwhere-neil-gaiman-195x300
* Croup e Vandemar. Autor desconhecido. Fonte: Comics.

Há alguns meses a Super Interessante postou uma notícia sobre uma possível vinda de Neil Gaiman ao Brasil, neste mês de julho, para promover o recém lançado romance “O Oceano no fim do caminho” (para alegria geral dos amantes de quadrinhos e fãs de Gaiman). Em meados dos anos 90, Lugar Nenhum foi escrito para uma série, de seis episódios, para passar na BBC. Em março deste ano, a mesma BBC lançou uma rádio novela do romance que você pode conhecer mais aqui.

tE5UcfpR2kOrBFJUgyFQ4Dl72eJkfbmt4t8yenImKBVaiQDB_Rd1H6kmuBWtceBJ
*Alguns dos atores que fazem as vozes do personagem na versão para rádio da BBC.

Richard voltou pra sua vida? Door conseguiu descobrir quem matou sua família? De Carabas é mesmo confiável? Qual será o poder das mulheres de veludo? Só há um modo de descobrir, e é mergulhando numa Londres que você nunca imaginou existir, onde o tempo é realmente relativo e as épocas sub-existem ao mesmo tempo. Os caminhos são túneis, esgotos, escadarias quase sem fim e metrôs que nunca param para as pessoas da Londres de cima. Depois de conhecer esta história, me diga leitor da caixa, se você voltaria para a vida “normal” que levamos ou ficaria nesse mundo repleto de personas intrigantes, perigosas e envolventes.