Você pode até não saber quem é, mas com toda certeza já viu alguma imagem dele por aí. Banksy é o pseudônimo de um grafiteiro inglês – seu verdadeiro nome é Robert Banks(sacou?). Atua também como pintor, ativista político e diretor de cinema.

Banksy

O que o tornou famoso em todo o mundo são os diversos grafites espalhados pela inglaterra, principalmente em Bristol. Ele utiliza a sátira, sua visão social e política peculiares – aliadas ao estêncil – para criar intervenções engraçadas e diferentes pelas ruas. Ele se tornou um ícone do street art por questionar que o grafite não é a mais baixa forma de arte(como é tratado em diversas cidades), além, claro, da sua criatividade.

“Ao contrário do que dizem por aí, o grafite não é a mais baixa forma de arte(…) grafitar é, na verdade, uma das mais honestas formas de arte disponíveis. Não existe elitismo ou badalação, o grafite fica exposto nos melhores muros(…)e ninguém fica de fora por causa do preço do ingresso.”

BanksyChegou recentemente ao Brasil a versão em português do Livro Banksy: Wall and Piece(por aqui, Guerra e Spray). O legal dessa versão é poder acompanhar os textos que ele escreve no ínicio do livro – como o trecho acima – e as legendas das fotos, sem a necessidade de absorver a subjetividade de um comentário feito em outra língua. O livro é dívidido em 6 capítulos – Macacos, Policiais, Ratos, Vacas, Arte e Mobiliário Urbano – e conta com imagens das intervenções, de muros apagados que ele volta a grafitar, assim como a interação das pessoas com as obras.

 

“Não há a menor chance de você conseguir uma declaração nossa para usar na capa do seu livro” – Porta voz da Polícia Metropolitana de Londres – na contra-capa do livro.

O cara é tão foda que a prefeitura de Bristol cedeu ao seu talento e hoje suas peças são ‘protegidas’, não podendo ser apagadas. Banksy se tornou um símbolo da cidade e trouxe a tona a discussão da cidade x grafiteiros. Ponto para o prefeito!

Abaixo tem um vídeo / documentário para você entender um pouco mais do que o cara é:

Para você que não conhece, aí vão algumas imagens dele. Já viu alguma por aí?

Banksy Banksy Banksy Banksy Banksy Banksy Banksy Banksy Banksy Banksy Banksy Banksy