remover maquiagem

Toda mulher sabe que não deve dormir com maquiagem no rosto, mas nem todas sabem o por quê. Exatamente por isso, acabam não dando a devida importância e –por muuuuuita preguiça- vão para a cama sem retirá-la, não tendo a noção do estrago que estão fazendo para a própria pele.

Basicamente, a curto prazo, dormir com maquiagem no rosto favorece o aparecimento de cravos, espinhas, alergias (principalmente nos olhos) e desidratação da pele. Já a médio e longo prazo, esse erro provoca a perda de vitalidade e causa o envelhecimento da pele.

O QUÊ? DORMIR COM MAQUIAGEM ENVELHECE???

Apesar de a frase ser até banal, sim, dormir com maquiagem no rosto realmente envelhece. Durante o sono temos ação reparadora, onde toda desintoxicação acontecerá em maior escala. A maquiagem, portanto, forma uma “barreira” na pele, que prejudica esse processo.

Outro ponto importante é que existem hormônios que só atingem seu auge de produção durante a noite, no período em que estamos dormindo. É o caso do hormônio chamado melatonina, que neutraliza os radicais livres, promove relaxamento geral e favorece o rejuvenescimento. Se a pele não está devidamente limpa ou está obstruída pela maquiagem, ele não consegue atuar de maneira plena.

Além disso, durante o sono, existe um aumento significativo da oxigenação celular, que, dentre outras funções, traz viço à pele e ajuda a retardar o envelhecimento. Nesse caso, a maquiagem a dificulta, impedindo que a pele “respire” e se revitalize.

Como se não bastasse, a degradação dos componentes da maquiagem na pele facilita a formação dos radicais livres, portanto favorece o envelhecimento cutâneo e o aparecimento de espinhas, cravos, bem como o aumento da oleosidade da pele. Além de obstruir os poros e impedir que o sebo seja expelido da forma correta quando a maquiagem não é retirada, há, no período do sono, uma liberação maior de toxinas pela pele. Ou seja, são dois fatores que, quando agem em conjunto, aumentam as chances de o problema acontecer.

A adolescência já foi, então por que ter rosto de espiga de milho sendo que pode-se ter uma pele de pêssego? POR QUÊÊÊ?

E não pense que se você pode passar horas do dia de maquiagem, também pode passar horas da noite, que dá na mesma. NÃÃÃÃO! E mais: pare AGORA de pensar que maquiagem boa é aquela que você dorme com e acorda no dia seguinte com ela “intacta”, pois se continuar assim, não terá maquiagem boa no mundo que dê um jeito no repolho que sua pele se tornará, entendeu?

Vale lembrar que maquiagem se retira com demaquilante e não apenas com água do chuveiro, lenço umedecido, sabonete facial ou shampoo de bebê. Por mais visualmente limpa que fica a pele quando se usa o shampoo, os resíduos da maquiagem ainda ficam concentrados nela, então a forma mais correta de limpeza é: utilizar o demaquilante em primeiro lugar e logo em seguida o shampoo de bebê, assim a pele não fica nem com resíduos de maquiagem e nem do próprio demaquilante. É aconselhável complementar essa limpeza com um tônico facial e um creme hidratante específicos para cada tipo de pele, o que acompanhados dos conselhos acima evita, recorrer antes do tempo, ao uso do famoso Botox.

Então minha gente deixa a preguiça de lado e bora limpar esse rostinho que mamãe lhe deu, tá?